top of page

Escultura Casa Mãe Terra

A Casa Mãe Terra é uma escultura permanente e imersiva de Maurício Panella, criada em 2003 e integrada ao Parque das Dunas de Natal. Executada em arquitetura de terra e inspirada nas cerâmicas pré-colombianas, a obra posiciona-se na interface entre arte contemporânea e paisagem. Mais do que uma escultura, é uma experiência espacial que convida o público ao atravessamento e à contemplação. Com mais de duas décadas de presença contínua, consolida-se como obra de alto valor simbólico e forte impacto sensorial, alinhada a acervos e parques de escultura que operam com arte, natureza e experiência.

PÚBLICO

Todas as faixas etárias

ÁREAS DE ATUAÇÃO E SERVIÇOS

Programas Museais Contínuos, Laboratório de Soluções Criativas, Arte; Território & Natureza

APOIO

Parques das Dunas, Idema, Governo do Rio Grande do Norte

PATROCÍNIO

Governo do Rio Grande do Norte, Café Santa Clara, Unimed Natal, Sicoob Nordeste, Arena das Dunas, Luck Turismo

Símbolo do Parque das Dunas
23 anos de projeto
Milhares de visitantes

Histórico de ações criativas na escultura Casa Mãe Terra

Ao longo de mais de duas décadas, a Casa Mãe Terra expandiu-se para além de sua materialidade escultórica, transformando-se em plataforma viva de criação artística e experimentação sensível. A obra passou a operar como cenário para experiências de realidade aumentada, projeções mapeadas, práticas sonoras e estúdio de criação, acolhendo ações educativas, performances e processos colaborativos.

Artistas locais e internacionais ativam a escultura como território poético, desenvolvendo obras em diálogo com a paisagem e com a equipe do Casadágua. A imagem da Casa Mãe Terra também desdobrou-se em uma linha de objetos e edições artísticas — como cerâmicas, publicações e peças vestíveis — que prolongam a obra para além do espaço expositivo.

Nesse movimento contínuo de ativação, a escultura afirma-se como dispositivo expandido de arte contemporânea: não apenas objeto, mas campo de relações, linguagem e imaginação compartilhada.

Extras

A escultura Casa Mãe Terra recebendo público do Parque das Dunas

A escultura pública foi idealizada e criada pelo artista Maurício Panella.
Assessoria técnica em arquitetura popular: Duda.
Assessoria em arquitetura em adobe: Marcelo Tinoco

bottom of page