

Programa Museal Jornada
CIDADE, NATUREZA E CRIAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA VIVA
O Jornada é um programa museal desenvolvido pelo Instituto Casadágua que atua na difusão do patrimônio cultural e natural por meio da criação artística, de experiências imersivas e de ações educativas continuadas. Com base em Natal e atuação nacional, o programa aproxima arte, ciência e educação em diálogo direto com o território.
Estruturado como um museu em movimento, o Jornada transforma paisagens em espaços de aprendizagem sensível e participação coletiva, propondo novas formas de relação entre pessoas, cidade e natureza.
PÚBLICO
Todas as idades
Pessoas interessadas em arte, natureza, tecnologia e educação
ÁREAS DE ATUAÇÃO E SERVIÇOS
Programas Museais Contínuos, Laboratório de Soluções Criativas, Arte; Território & Natureza
APOIO
Parque das Dunas, Idema.
PATROCÍNIO
Unimed Natal, Arena das Dunas, Colégio CEI, Sicoob Nordeste, Luck Turismo

+ 150.000 pessoas
+1000 Professores Capacitados
4 edições


EIXOS DE ATUAÇÃO
O Programa Museal Jornada se organiza em três eixos:
SOBRE A CIDADE
Pesquisa e criação artística a partir das memórias urbanas, paisagens culturais e modos de vida locais.
ARTE, NATUREZA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Desenvolvimento de experiências pedagógicas que integram criação, ciência e educação ambiental.
NATUREZA NA CERÂMICA
Valorização dos saberes tradicionais e da cerâmica como linguagem artística e cultural vinculada ao território.
PESQUISA E EDUCAÇÃO
O Jornada realiza pesquisas sobre biodiversidade e diversidade cultural, integrando esses conteúdos em oficinas, palestras, workshops e ações educativas dirigidas a estudantes, professores e público visitante.
O programa constrói seus conteúdos a partir da escuta dos territórios, da investigação artística e da mediação cultural como ferramentas de transformação social.
QUANDO ARTE E TECNOLOGIA ENCONTRAM A FLORESTA
No Parque das Dunas, o Jornada desenvolveu experiências que combinam arte, tecnologia e natureza, com destaque para o Game Jornada no Bosque — uma narrativa imersiva em que o personagem Txai convida o público a explorar a floresta por meio da realidade aumentada e da realidade virtual. A proposta transforma a visita ao parque em uma travessia sensorial e educativa, conectando emoção, conhecimento e presença.
PRINCIPAIS LEGADOS
O Programa Museal Jornada deixa como legado: Game Jornada no Bosque (aplicativo de realidade aumentada), Coleção de carimbos inspirados na biodiversidade da Mata Atlântica, Mapa ilustrado da biodiversidade do Parque das Dunas, Produções audiovisuais e registros documentais, Residências artísticas e palestras multidisciplinares, Projeção mapeada sobre a obra Casa Mãe Terra.
Local: Parque das Dunas de Natal- Rio Grande do Norte
Ano: 2019-2025
Extras


Fachada da Unidade de Conservação Parque das Dunas

Produção e Coordenação: Maurício Panella | Design: Augusto Serquiz, Pablo Safí, Gabriela Mameri | Ilustração: Andressa Dantas, Gabriela Mameri, Pablo Safí, Ariel Guerra | Comunicação: Carol Reis, Maria Veríssima, Maria Morena | Audiovisual: Brunno Martins, Kiara Sakura, Quilha Estúdio, Thiago (sobrenome), Will Monteiro, Jair Libanio, Ionantha, Maria Veríssima, Maurício Panella, Dronando | Programação de Site: Mateus Tinoco | Trilha Sonora: Mateus Tinoco | Mediação: Maria Morena, Jair Libanio, Helena Contocani | Coordenação Educativa: Maurício Panella, Estrela Santos



































