

Dunas - Residência Internacional
Durante duas semanas, Natal recebeu uma série de ações da residência artística internacional “Dunas – Territórios de criação colaborativa”. O principal palco desse encontro inédito, entre criadores de Burkina Faso, Espanha e Brasil, foi a primeira Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte, o Parque das Dunas. A programação aconteceu entre os dias 14 a 26 de agosto de 2023. A residência ofereceu diversas oportunidades de interação entre os artistas convidados e o público, explorando as áreas interligadas de arte contemporânea, música, natureza e saberes tradicionais. Palestras, oficinas, rodas de conversas, mostra de vídeos, além da experiência de criação conjunta por meio da residência artística compuseram a programação.
PÚBLICO
Todas as Idades
Público interessados em arte contemporânea, criação colaborativa, saberes tradicionais e natureza
ÁREAS DE ATUAÇÃO E SERVIÇOS
Laboratório de Soluções Criativas, Arte; Território & Natureza
APOIO
Parque das Dunas de Natal; Idema; Governo do Estado do Rio Grande do Norte; Universidade Federal do Rio Grande do Norte
PATROCÍNIO
Ministério da Cultura; Ticket Log- Endered

Artistas de 3 continentes
Criação da escultura Dunas
4 Oficinas


Residência Internacional
Durante os 15 dias da residência Dunas, os artistas convidados criaram no Parque das Dunas experimentos sonoros inspirados em instrumentos tradicionais de várias regiões do mundo que utilizam madeira como matéria-prima. Apresentações culturais com cortejos pelo Parque das Dunas celebraram os 20 anos de criação da escultura Casa Mãe Terra, com a participação da Nação Zamberacatu. Completaram a programação, dois momentos de contação de história e música, reunindo Konomba Traoré, François Moïse Bamba e Laura Tamiana (Ba-kô Burkina Brasil). O evento contou ainda com uma mostra audiovisual com filmes da primeira rede de cineastas mulheres indígenas do Brasil, projeto coordenado pelo Instituto Catitu e com uma mostra de filmes potiguares. Em parceria com os departamentos dos cursos de letras, artes visuais e comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte foram realizadas palestras e rodas de conversas.",
Durante a Residência Dunas os artistas convidados trabalharam em um processo criativo para a elaboração de uma escultura sonora. Seguindo os mesmos motes trabalhados nas oficinas oferecidas pelos artistas, a criação nasceu da imersão sensível sobre a escuta atenta das árvores/madeiras. Inspirados na sonoridade e musicalidade do balafon, instrumento musical típico da África do Oeste, os artistas se concentraram em conhecer e ouvir os timbres das árvores/madeiras nobres brasileiras que correm risco de extinção, algumas delas nativas do Parque das Dunas. De forma colaborativa a equipe se debruçou na conceituação e estruturação da escultura.
Legado: Escultura Dunas. Materiais: Madeira. Dimensões: 3,0 metros; 3 cabeças binaurais com respectivos microfones binaurais.
Ano: 2023
Local: Parque das Dunas- Natal/RN
Extras


Escultura Dunas

Produção e Coordenação Geral: Maurício Panella | Coordenação Artística: María Eugenia Salcedo Repolês | Coordenação de Projetos: Carlos Mineiro | Coordenação Técnica: Sandra Lúcia de Paula | Curadoria: Maurício Panella e María Eugenia Salcedo Repolês | Design: Pablo Safí | Ilustração: Pablo Safí || Comunicação: Carol Reis, Jair Libanio e Ionantha Cavalcanti | Audiovisual: Kiara Sakura, Jair Libanio, Ionantha Cavalcanti, Maurício Panella, Thamise Cerqueira, Mariane Araújo | Programação de Site: Mateus Tinoco | Mediação: Ionantha Cavalcanti, Jair Libanio, Helena Contocani | Artistas Convidados: Josep Cerdá, François Moïse Bamba, Konomba Traoré, Maurício Panella, Helder Vasconcelos, Laura Tamiana, Mari Corrêa, Maria Eugenia Salcelo,































